fbpx

5 dicas práticas de fotografia para as redes sociais

A fotografia para as redes sociais, exige cuidado e carinho para que a composição se aproxime do real e cause sentimentos na pessoa que está visualizando do outro lado da tela.

Desde que comecei em minha área, até então como designer, aos 14 anos, a paixão pela fotografia e edição de imagens sempre esteve comigo. Eu tiro fotos de (quase) tudo e as guardo com carinho. Mas desde que me aventurei como social media, percebi que precisaria de uma câmera para executar o trabalho com meus clientes, porém, eu não conseguia aproveitar nem 40% das fotos que eu tirava com a bendita câmera e a partir daí comecei a pesquisar as alternativas e uma amiga indicou o IPhone 7 Plus, que conta com duas câmeras na qual uma delas causa o famoso desfoque nas imagens.

O investimento não foi barato, mas hoje é o meu queridinho e me ajuda a obter as imagens que preciso para as redes sociais, sem deixar a qualidade de lado. E como os meus clientes não dispõem  de verbas mensais para investir em um fotógrafo profissional, foi uma mão na roda para o que precisamos neste momento e vou compartilhar com você o que aprendi fotografando com o celular para as redes sociais. Vem comigo!

01 – A iluminação é a sua melhor amiga

Sério! A iluminação faz milagres na fotografia.

Mas sem muitas delongas, eu costumo utilizar a iluminação natural ao meu favor. Não tenho conhecimento suficiente para utilizar a luz artificial (lâmpadas, LED e afins) então fotografo de manhã ou no fim da tarde em ambientes internos bem iluminados pelo nosso querido sol ou ambientes externos.

02 – Utilize aplicativos para otimizar a sua câmera

Quando comprei o meu celular já fui em busca de um app que me fornecesse o básico para o controle de luz e encontrei o ProCamera (disponível para IOs) que custa R$19,00 e foi uma benção na minha vida como fotógrafa amadora. Abaixo deixo as duas principais funções do app e seus significados:

Exposição: é a quantidade de luz que é recebida na fotografia. Quanto maior a exposição, mais luz será captada e mais clara ficará a foto, e vice-versa.

ISO: em tradução livre, sensibilidade do sensor, é o recurso de compensação de luz e a sua desvantagem é que quando se utiliza um valor de ISO muito alto, a foto fica com ruídos nas partes escuras perdendo-se a qualidade.

03 – Inspire antes de colocar a mão na massa 

Você já sabe quais produtos irá fotografar, mas está sem ideias de ângulo, cor e cenário?

Tem uma coisa que eu faço antes de começar qualquer processo que é buscar inspirações. O principal aplicativo que eu uso para este fim é o Pinterest, que é uma rede social de compartilhamento de fotos, onde você tem acesso à uma grande variedade de ideias para o seu dia a dia. Além dele, eu dou uma boa olhada nas redes sociais dos concorrentes (diretos e indiretos) do meu cliente e faço uma lista de possíveis inspirações do que fazer e do que não fazer.

04 – Cenário

O cenário é a parte criativa da fotografia e, ao contrário do que pensam, você não precisa gastar muito para compor a foto ideal, podendo usar e abusar dos objetos que você tem em sua casa.

Nas fotos abaixo, peneirei farinha na mesa e utilizei o cardápio, as pimentas biquinho dentro do pote, molho com manjericão em cima, tomates cereja e salsinha e cebolinha para compor o cenário das pizzas. A partir daí, fui fotografando de diversos ângulos para chegar ao resultado final e ter material de sobra para as postagens nas redes sociais.

E uma dica que dou é, sempre que for fotografar, tenha em mente todo o material que você pode produzir no dia para otimizar seu tempo. Utilize a tabela abaixo como base:

PARA ONDE? FOTOS PARA INSTAGRAM FOTOS PARA O FACEBOOK VÍDEOS PARA OS STORIES DO INSTAGRAM VÍDEOS PARA O FEED DO INSTAGRAM VÍDEOS FACEBOOK
HORIZONTAL X X
VERTICAL X X X X X
TEMPO 5 SEGUNDOS 1 MINUTO DETERMINE O LIMITE AQUI

05 – Edição

Por último, e não menos importante, a edição é o processo final da sua fotografia. Nesta etapa é imprescindível que você pré-defina um estilo de edição para a sua foto a  fim de criar uma identidade fotográfica  e criar um feed harmônico, tanto no Facebook quanto no Instagram.

Aplicativos que utilizo para edição:

No celular:

MIX by Camera360 – eu o utilizo há anos e gosto muito porque ele me dá muitas opções de filtros e edições (disponível para Android e IOs).

ProCamera – o app possui um editor próprio que tenho utilizado para edições mais rápidas ou correções.

No computador:

O bom e velho Adobe Photoshop, que também deixo edições pré-definidas para padronizar as fotos dos meus clientes.

Gostou das dicas?

Me conta aqui nos comentários!

 

Escrito por Ariane Leite

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email