Atalhos no marketing para agronegócios não existem!

Quem não gosta de atalhos, jeitinho brasileiro e assim por diante? Porém para se obter resultados consistentes e constantes precisa construir estratégias sólidas.

São 4 pilares importantes:

  1. Objetivo
  2. Planejamento
  3. Métricas
  4. Plano de Ação

1 – Objetivo

Tudo começa com um objetivo. O que você quer melhorar?

  1. Mais pessoas saberem que seu agronegócio existe?
  2. Mais pessoas confiarem no seu agronegócio por gerar mais relacionamento?
  3. Vender para as pessoas que já conhecem você ou seu produto?

Depois de escolher um deles vamos planejar:

2 – Planejamento

Aqui você define qual é o seu público e cria um passo a passo de cada etapa que o cliente faz por cada canal digital.

  • Onde ele vai nos ver?
  • Depois ele vai por qual caminho?
  • Quando um vendedor aborda?
  • O que determina se ele é um contato curioso ou realmente é um potencial cliente?
  • Quais canais ele está?
  • Quais pontos somos melhores e como destacar isso para ele na jornada?

Esses são alguns exemplos que direcionam as ações de comunicação e marketing.

3 – Métricas

Se você não usar uma régua antes de furar, cortar ou desenhar você poderá desperdiçar tempo e dinheiro. Com marketing digital não é diferente.

Assim se pergunte:

  • Quais são os indicadores mais relevantes para meus objetivos?
  • Como estamos hoje?
  • Qual foi o nosso histórico de ações que melhorou ou piorou esses indicadores?
  • O que pode ser feito para monitorar esses indicadores?
  • Como vamos validar esses resultados?
  • Qual é a meta numérica que vai nos dizer que alcançamos nosso objetivo?

4 – Plano de ação

Nessa etapa você se concentra em dividir sua meta em tarefas. É importante delegar um responsável por cada tarefa e checar diária, semanal, quinzenal ou mensalmente.

Assim você conseguirá ter um plano de ação para conseguir executar cada tarefa e seu andamento.

O plano de ação tem prazo, começo, meio e fim. Assim é importante as ações serem coordenadas e monitoradas.

Mesmo que algo não vá como esperado, o que vai acontecer, fica rápida a mudança de rota.

Conclusão!

Com esses 4 passos, você conseguirá ter uma estrutura de crescimento de marketing digital consistente.

Espero que tenha gostado e que esse conteúdo seja útil pra seu agronegócio. Não se esqueça de aplicar e em qualquer dificuldade conte comigo!

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