Analisando o marketing da concorrência!
Introdução:
Desde o início do comércio no mundo, nós, empreendedores queremos saber o que a concorrência anda fazendo.
Existem vários motivos para espiarmos a concorrência. Um deles é para aprimorar o planejamento da nossa própria empresa. Precisamos encontrar as fraquezas, oportunidades, ameaças e forças do nosso negócio executando o que chamamos de análise SWOT.
Assim, no marketing, podemos entender o que nossos concorrentes estão fazendo nos seguintes pontos:
– Como estão as redes sociais
– Como está a frequência e engajamento das redes socias
– Como está o site
– Quantos Acessos eles têm no site
– Se estão fazendo anúncios no Google
– Se estão fazendo anúncios nas Redes Sociais
Analisando os números do Site
Ferramenta: Semrush – (grátis até 3 pesquisas)
https://pt.semrush.com/analytics/adwords/positions
Nesse site conseguimos analisar:
1 – Quantas pessoas acessam o site sem anúncios (tráfego orgânico)
2 – Quantas pessoas acessam o site por anúncio de palavras do Google (tráfego pago)
3 – Quantas pessoas acessam o site por anúncio de remarketing e produtos no Google (mída display)
Ferramenta: Ubersuggest – Grátis
https://neilpatel.com/br/ubersuggest/
Nesse site conseguimos analisar:
1 – Quantas pessoas acessam o site sem anúncios (tráfego orgânico)
2 – Quantas e quais palavras chaves orgânicas
3 – Quantos backlinks
Analisando os números das redes sociais

Ferramenta: Neontools > Instanboard – Grátis
https://neontools.io/tool/influencercollection
Nesse site conseguimos analisar o Instagram:
1 – Número de Seguidores
2 – Número de Posts
3 – Número de postagens por semana
4 – Média de comentários
5 – Média de Likes
6 – Média de engajamento
7 – Média de usuários engajados
Analisando os anúncios nas redes sociais

Ferramenta: Facebook Ads Library – Grátis
https://www.facebook.com/ads/library
Nesse site conseguimos analisar o Instagram:
1 – Aqui vemos quais anúncios o concorrente está fazendo no Instagram e
Facebook