fbpx

Como Usar as Redes Sociais Para Expandir Seus Negócios de Saúde e Beleza

Sem dúvidas, a cara dos negócios de saúde e beleza mudou. Acabaram-se os tempos em que as pessoas se amontoavam nos balcões das lojas de departamentos para sentir o cheirinho dos perfumes da moda ou experimentar os mais novos cosméticos.

O consumidor de hoje procura nas redes sociais de tudo, de dicas de beleza e recomendações de produtos a tutoriais de maquiagem e compras online. Na hora de comprar o produto, propagandas chamativas e amostras grátis não têm mais a influência que já tiveram.

Não está acreditando? Considere as seguintes estatísticas:

  • 30% das mulheres dizem que suas decisões de compras são influenciadas pelas redes sociais;
  • 79% dos consumidores entre 16 e 45 anos procuram vídeos online para aprender a usar um produto de beleza;
  • 81% das mulheres dizem que, frequentemente, compram produtos que viram nas redes sociais;
  • 86% das mulheres adultas afirmam que o conteúdo nas redes sociais se tornou a principal fonte de pesquisa online quando pensam numa compra;
  • 95% das pessoas que procuram por conteúdo sobre beleza assistem a vídeos relacionados à maquiagem em busca de conselhos de beleza.

Aqui no Postcron, estamos sempre testando e continuamente medindo. Os dados que adquirimos de negócios que utilizam nossa ferramenta de agendamento de publicações em redes sociais revelam resultados que estão em perfeita sintonia com estes números.

Então, porque é que as redes sociais são influenciadores tão potentes? Bem, em primeiro lugar, seu tamanho é astronômico.

Na verdade, somando todas as redes sociais existentes, uma em cada três pessoas no Planeta usa as mídias sociais de alguma forma. Some-se a isso o fato de que o cidadão médio passa cerca de duas horas por dia se entretendo nas redes sociais,é fácil entender o porquê de estas comunidades online terem tamanho impacto em nossas decisões diárias.

O dinamismo da ‘cara’ do Social Selling

Uma outra forma como as redes sociais transformaram a indústria da saúde e beleza é na maneira em que mudou a relação entre marcas e consumidores.

Por exemplo, a natureza das redes sociais facilitou um marcante aumento do número de empreendedores freelancers e distribuidores de revendas que fizeram sucesso em sites como Facebook e Instagram.

Basta olhar para seus próprios contatos nas redes sociais para verificar um aumento de representantes organizando eventos para empresas como Jamberry, Younique e Lularoe (apenas para citar algumas).

Agora, graças às redes sociais, as pessoas podem anunciar, vender, comprar e distribuir de tudo, desde cosméticos e produtos emagrecedores a roupas e óleos de essência – tudo sem deixar o conforto de seus lares.

Com Postcron, temos visto evidências consideráveis do poder das redes sociais neste setor, com negócios de saúde e beleza compondo o segundo maior segmento de clientes que usam nossa ferramenta de agendamento de publicações em redes sociais (um número que vem aumentando constantemente). Deste grupo, uma parcela significativa é composta de companhias de revendas, dando ainda mais importância ao marketing digital nesta amostragem de consumidores.

Os negócios de saúde e beleza são dos mais importantes e desafiadores segmentos para nós do Postcron, e como temos visto em nossos bancos de dados, ele inclui:

  • Hospitais, clínicas e centros de atendimento;
  • Tratamentos de beleza;
  • Salões de beleza;
  • Dietas e suplementos;
  • Esportes e Artes Marciais;
  • Perfumaria e cosméticos;

O que isto significa para os consultores, revendedores, distribuidores e donos de negócios é que a mídia social é o lugar onde se deve estar para se ter mais visibilidade, se relacionar com a clientela já existente e conquistar o crescimento e sucesso que tanto se busca. .

Boas Práticas Para Vendas de Saúde/Beleza nas Redes Sociais

É claro que a mera demonstração de que as redes sociais são uma poderosa ferramenta de marketing para produtos de saúde e beleza não é o suficiente para alcançar resultados reais.

Ainda existe um certo nível da estratégia que deve ser aplicada, levando em conta sempre a concorrência de cada setor. Por exemplo, para ser o maior revendedor de Avon na sua área, você deve encontrar uma maneira de se destacar como o melhor entre as dezenas de outros que também estão divulgando seus produtos nas redes sociais..

Dito isto, aqui vão alguns conselhos de especialistas para alavancar o poder das redes sociais e fazer seu negócio de saúde e beleza decolar de vez.

Vídeos ao Vivo

Uma das chaves para seu produto fazer sucesso nas redes sociais atualmente é encontrar um jeito de realizar conexões reais, autênticas e significativas com seu público alvo. Isso pode ser dificultado pela falta de interações cara a cara.

Os vídeos ao vivo podem efetivamente romper esta barreira e criar um meio para sua marca se conectar e engajar com seus consumidores e prospectos. Os Lives do Facebook, por exemplo, geram comentários numa taxa de até mais de dez vezes quando comparado a vídeos tradicionais, pré gravados.

Um ótimo caso de exemplo, de uma perspectiva da indústria da saúde e beleza, é a Mary Kay, que regularmente transmite lives de seus eventos, atraindo centenas de milhares de visualizações e reforçando a conexão entre visualizadores e a marca.

Sediar Eventos no Facebook

Com 1.23 bilhão de usuários ativos por dia, cada usuário tendo cerca de 338 contatos, não é nenhuma surpresa que o Facebook tenha se tornado o grande motor das revendas.

Ademais, estudos indicam que as redes sociais influenciam 74% das decisões de compra dos consumidores, o que significa que criar um evento de vendas diretas para vender seus produtos de saúde e beleza pode ser altamente eficaz tanto para criar indicações boca a boca quanto para fazer mais vendas. (Aqui temos algumas dicas valiosas para o sucesso de seu evento no Facebook.)

Publicar Tutoriais

Como dissemos anteriormente, 79% dos consumidores alegam que usam vídeos online para aprender a usar produtos de beleza. Ao usar esta estatística a seu favor, não apenas você será capaz de se conectar de maneira mais eficaz com seu público alvo, como também estará os ajudando em algo que precisem.

E como os vídeos nas redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos que textos e imagens juntos, suas chances de viralizar aumentam exponencialmente. Para aproveitar as vantagens dessa informação, publique vídeos que demonstrem o uso do produto que está tentando vender.

Compartilhe Conteúdo Estratégico

O objetivo da publicidade de seus produtos de saúde e beleza nas redes sociais deve ir além de apenas concretizar a venda. Deve, ademais, desenvolver e nutrir uma fidelização de seguidores que servirão tanto para seus consumidores quanto para seus divulgadores. O melhor jeito de alcançar isto é se comprometendo a gerar conteúdo consistente e de qualidade.

Para melhores resultados, siga a regra dos 80/20, aonde apenas 20% de suas publicações são relacionadas às vendas e o resto mostra conteúdo altamente atraente e útil para seu público alvo.

Além disso, considere o fato de que Tweets com imagens recebem 150% mais retweets que texto puro e publicações do Facebook com conteúdo visual têm 2.3X mais engajamento do que publicações sem imagens. Então, tenha certeza de utilizar imagens atrativas em tantos posts quanto seja possível nas atualizações de suas redes sociais.

Equipe Cha Social Marketing

Fonte: https://postcron.com/pt/blog/como-usar-redes-sociais-para-expandir-seus-negocios-de-saude-e-beleza/

Compartilhar