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Conhecendo um pouco mais sobre o funil de vendas.

Você já ouviu falar em funil de vendas? Sabe como esse modelo estratégico ajuda a alavancar seu negócio?

Com o objetivo de direcionar conteúdos a pessoas certas no momento certo, o funil de vendas permite que o processo de conversão flua com maior naturalidade e menor esforço.

Podemos imaginar o modelo estratégico do funil como uma ilustração das etapas que o cliente terá que percorrer até chegar à conversão. Assim como acontece em um funil tradicional, o funil de vendas começa em teoria mais largo e a partir do início da interação e engajamento com a marca vai diminuindo por etapas, ficando mais estreito até chegar ao consumidor final.

Uma maneira simples de fazer a análise seria dividi-lo em três etapas, o correspondente ao topo, meio e fundo de funil.

Tá, mas e agora? O que eu faço com todas essas informações? Calma que a Chá Social te ajuda!

Certamente a essa altura você já sabe o seu nicho de atuação, sua persona e o tipo de solução que trará para cuidar da dor do cliente ou desejo do cliente. Essas informações são altamente relevantes para que possamos saber como aplicar estratégias para as etapas do funil.

A primeira etapa, a de topo de funil, é a parte de apresentar a marca ao cliente, o primeiro contato. Aqui conhecendo bem nossa persona conseguimos atingir o público certo com o melhor tipo de abordagem e linguagem. Passar a primeira impressão de uma maneira satisfatória começa a criar o processo de confiança e identificação do cliente com a marca, levando-o a próxima etapa do funil.

O meio de funil é onde criamos de fato engajamento, relacionamento e fidelização do cliente com a marca. Por aqui a interação torna-se fundamental e deve-se ter consistência. Conteúdos de valor genuíno e um bom relacionamento ajudam a aumentar ainda mais a confiança e interesse do cliente, educar torna-se fundamental.

Nessa etapa aflora-se a consciência da dor que até então não se mostrava evidente ou pode acontecer também o despertar para um novo desejo de desenvolvimento de uma nova habilidade. Mostrar os benefícios que o produto trará para essa dor ou a ajuda no desenvolvimento dessa habilidade, deixa claro os potenciais ganhos e uma identificação da marca como uma possível consideração para solução. Passamos então a próxima etapa do funil.

Na última etapa, o fundo de funil, o cliente já conhece a marca, já se tornou consciente da dor ou desejo e tudo o que precisamos fazer é dar aquele empurrãozinho final. A quebra das objeções nessa etapa, ou seja, tirar todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de compra é um dos principais fatores por aqui, faltando então somente a finalização da venda.

Nessa etapa com um bom conteúdo, um ótimo produto e uma boa oferta, temos todos os ingredientes necessários para encerrar o nosso processo de funil de vendas com chave de ouro entregando valor e fidelizando nosso cliente para futuras compras.

Tudo o que precisamos fazer a partir daqui é manter o consumidor bem informado, nutrido de conhecimento e informação de qualidade para que ele sempre volte e faça parte continuamente do nosso processo de funil de vendas.

A Chá Social está sempre de portas abertas para ajudar você e a sua empresa a crescer! Te esperamos para tomar um chá.

Por Gabriel Passos, gestor de tráfego na Chá Social.

 

 

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