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Você sabe quem é o seu cliente?

Quando falamos em público alvo e persona, logo vem à mente estratégias de marketing e como utilizá-las para alavancar as vendas da sua marca. Mas você sabia que, muito além do marketing digital, as personas e público alvo são  importantes para o seu negócio e para como você lida com o seu público em si? Não? Então vem comigo que eu explico.

Público alvo x Personas

Primeiro, vamos entender as definições de público alvo e persona:

Público alvo é a definição do seu público com base em dados sociais, econômicos, demográficos e psicográficos.  Aqui você consegue enxergar onde seu público está, quais as dificuldades que ele pode encontrar ao visitar a sua empresa e consegue te dar uma base para futuras estratégias de franquia, delivery e precificação dos seus produtos. Pois é muito importante compreender o que é o seu produto/serviço e qual o valor real que ele tem e quem estaria disposto a pagar por ele.

Exemplo prático:

– Geográfica: moradores de Itu, Salto, Porto Feliz, Sorocaba ou Cabreúva

– Demográficos: Jovens, formados, de 25 a 35 anos

– Econômica: Renda mensal entre R$2.000,00 a R$4.000,00;

Já as personas são perfis semi fictícios do cliente ideal da sua empresa e tem como objetivo entender o perfil do consumidor para que possibilite ações dentro da empresa, linguagem adequada ao público, treinamento específico para os atendentes, entre outros

O termo semificiticio não quer dizer que a persona será criada “do nada”, aqui é necessário que você tenha como base seu público alvo e, caso tenha, dados da sua empresa para entender quem é o cliente que compra o seu produto/serviço.

Exemplo prático:

Alessandra tem 27 anos, é formada em Direito e trabalha em um escritório de advocacia de grande porte, com um salário de R$3.100,00. Almeja se tornar sócia do escritório e sonha em fazer intercâmbio e ter seu apartamento. Consome produtos de luxo e frequenta academias famosas da cidade. Saí para as principais baladas da cidade e gosta de sair e jantar em restaurantes chiques com as amigas.

As personas e público alvo podem mudar com o tempo, mas atente-se ao que você quer passar e para qual cliente você quer vender e vende atualmente. Muitas vezes queremos atingir 3 públicos distintos que não conversam entre si e não faz sentido defini-los e não é saudável ficar no meio, é preciso escolher um lado para que você consiga ter uma visão clara e consiga planejar os próximos passos.

E como isso pode me ajudar?

Ao entender e compreender o seu público e quem ele é, você pode ter um direcionamento mais claro quanto às ações que você poderá realizar dentro da sua empresa, novos produtos que poderá lançar futuramente, treinamentos padronizados para os seus funcionários de acordo com seu público, entre outros. Assim as chances de assertividade poderão ser maiores, diminuindo as chances de erros quanto a produtos e ações.

Mas eu posso mudar meu público alvo e persona?

Como tudo em nosso meio, as coisas mudam o tempo todo e, inclusive, a sua persona e público alvo. Mas, novamente, o que não pode é criar personas sem um propósito e não atualizá-las devidamente. E você pode criar mais de uma persona, tudo depende do seu produto/serviço oferecido.

Exemplo:

Você tem uma empresa de cosméticos que atende profissionais e o cliente final. Aqui você já tem diversos seguimentos e você pode criar, no mínimo, 3 personas para cada como:

Profissionais – Salões de beleza em geral, cabeleireiros autônomos, manicures/pedicures e maquiadores.

Cliente final – persona fanática por cuidados com cabelos, persona que cuida das unhas em casa, persona que gasta em média R$300,00 com cuidados com o corpo

E a partir desta lista, você consegue criar personas para compreender o seu público e personalizar atendimento e vendas. Mas tenha em mente que testes são bem vindos e nada garante 100% o sucesso da sua empresa, este depende de inúmeros fatores para que dê certo, tais como: manejo correto do financeiro, gestão de pessoas (funcionários), bom atendimento, produtos de qualidade, entre outros.

Gostou da definição de persona e público alvo com foco na sua empresa? Deixe aqui nos comentários!

 

Escrito por Ariane Leite

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