Veja quais são as fases do cliente agro!
Imagine a seguinte cena: um homem de 48 anos descansando no galpão de sua fazenda navegando no smartphone, quando de repente aparece pra ele um anúncio de uma marca de insumos com a seguinte mensagem: “Você sabia que você pode estar perdendo dinheiro com um insumo errado?”
Qual você acha que será a reação deste homem? É óbvio que ele irá querer saber mais a respeito. E poderá até virar cliente desse agronegócio que lhe apresentou o conteúdo. Mas e se aparecesse para ele um anúncio direto de um produto que ele nunca ouviu falar? Você acha que ele se interessaria em saber mais a respeito? Dificilmente.
Isso por que esse nosso personagem estava no momento “Aprendizado/Descoberta” da jornada de compra. Ou seja, ele não sabia que precisava pensar no melhor insumo até aquele momento. A partir disso ele passou para uma outra fase da jornada de compra que chamamos de “Reconhecimento do Problema.”
E daí em diante passará pela “Consideração da solução” e então “Decisão de compra.”
Porém a jornada não termina na compra, pois a partir daí entra o pós-venda e upsell, etc, fazendo o cliente entrar em uma nova jornada de compra.
Conheça todas as fases que um cliente agro passará em uma jornada de compra. Acompanhe a leitura!
Índice do conteúdo:
O que é uma jornada de compra?
É uma estratégia utilizada para definir o estágio de compras de um cliente agro dentro do seu agronegócio. E tem como finalidade entender a dor desse cliente e assim oferecer uma solução que o guie para uma tomada de decisão.
No entanto, para que esse cliente chegue na decisão, precisa passar por 4 etapas:
- Aprendizado: que é quando o cliente não sabe do problema ou que precisa de um produto ou serviço.
- Reconhecimento: o cliente inicia a pesquisa e acessa informações que ajude a entender a existência de um problema.
- Consideração: ainda nessa etapa, o consumidor continua procurando soluções e começa a considerar quais as melhores opções.
- Decisão: Após a análise, ele decide comprar o produto ou serviço da sua revenda, agroindústria, Agtech, etc.
Benefícios da jornada de compra
A jornada de compra tem impacto positivo nas vendas de um agronegócio e traz inúmeros benefícios, como:
Identificar o momento da venda
A jornada de compra ajuda o vendedor a compreender em qual momento esse cliente está, oferecendo conteúdos específicos.
Relação estável com o cliente agro
Ter um relacionamento mais estável com os clientes impacta de forma positiva nas vendas. Por isso entregue conteúdos relevantes, que atendam as dores e necessidades. Assim o agronegócio se torna referência para resolver os problemas.
Menor tempo de negociação e maior produtividade
Ao entregar conteúdo que seja relevante e assim manter um relacionamento próximo com o cliente agro, reduzirá o tempo de negociação.
Funil de vendas: Entenda o que é e a sua importância para o cliente agro
O funil de vendas é todo o processo de fechamento de um negócio, que vai desde a captação do primeiro contato até a concretização da venda.
Além disso, permite conhecer o lead e acompanhar todo o processo na jornada de vendas. A partir disso, realize uma abordagem mais assertiva com conteúdos mais relevantes e assim atender as necessidades e demandas do cliente agro. E divide-se em três etapas: topo, meio e fundo de funil
Topo do funil: Etapa de aprendizado e conhecimento do cliente agro
É a etapa que engloba a etapa de aprendizado e descoberta. É nesta fase que o visitante descobre se tem alguma necessidade ou problema a ser resolvido. No setor do agronegócio, por exemplo, o produtor é indiferente a sua necessidade e entra em contato com o produto sem estar procurando.
Por isso, no topo do funil é muito utilizado materiais informativos que despertem a curiosidade dos visitantes, para conscientizá-lo sobre as necessidades.
Associando ao agronegócio, podemos nos referir a topo de funil como plantar uma semana, e como fazer isso? Ao postar conteúdos relevantes para o seu público alvo.
Meio do funil: Reconhecimento do problema e consideração da solução do cliente agro
Após a fase do primeiro contato, inicia-se o meio do funil, que é quando há reconhecimento do problema e a consideração da solução. É durante essa fase que o produtor rural se tornou um cliente potencial, pois quer resolver o problema.
O meio de funil corresponde ao manejo, o regar, que é quando produzimos conteúdos de problemas e soluções. Por isso, comece a prepará-lo para que ele entenda qual o tipo de produto ou serviço pode ajudá-lo em sua necessidade.
Fundo do funil: Decisão de compra do cliente agro
Nessa etapa o produtor já identificou os seus problemas e vê no seu produto ou serviço a melhor solução, pois reconhece que a sua empresa do agro é uma referência no assunto e já considera fechar negócio.
O fundo de funil corresponde a colheita que são os anúncios, que é quando pedimos para o público chamar no WhatsApp ou clicar em um link de compra para um orçamento ou agendar uma visita.
4 benefícios do funil de vendas para o seu agronegócio
O funil de vendas mostra para o agronegócio e vendedores em qual fase o cliente agro está durante o processo de compra, e apresenta uma série de benefícios, que merecem destaque:
1. Maior produtividade
Acompanhar todas as fases do funil de vendas o agronegócio terá acesso a várias métricas para elaborar estratégias e assim mensurar a produtividade, pois à medida que o cliente vai avançando pela
2. Resultados mais previsíveis
Quando se define quais são as etapas de um funil de vendas consegue-se ter uma estratégia mais alinhada, otimizando os processos. Enfim, o desempenho de uma etapa depende do sucesso da fase anterior, por isso fica mais fácil acompanhar os resultados e ter previsibilidade.
3. Melhor aproveitamento de oportunidades
Para aproveitar as oportunidades de um funil de vendas é necessário acompanhar todas as etapas, pois assim fica mais fácil de entender quais são os clientes agro que a revenda agrícola, agroindústria ou agtech, quer se relacionar e em qual etapa estão.
4. Menor custo com marketing e vendas
Quando se tem um funil de vendas bem estruturado, as empresas do setor do agronegócio ganham mais agilidade e eficiência, reduzindo os desperdícios de tempo e recursos com pessoas que não tem o perfil ou não estão prontos para fazer uma compra.
Como montar o funil de venda do seu agronegócio?
O funil de vendas permite que a empresa conheça melhor os clientes e os acompanhe de forma constante.
Esse conhecimento realiza uma comunicação mais assertiva por meio de uma comunicação mais assertiva, com comunicações personalizadas que ajuda o cliente agro em suas necessidades, demandas e interesses. Veja como montar um funil de vendas eficiente para o agronegócio:
Faça uma análise do comportamento do mercado
Quanto mais conhecer sobre o público alvo, melhor a sua estratégia de vendas. No entanto, quando realizar uma análise do mercado, a empresa irá melhorar as necessidades e descobrir no que o público-alvo está realmente interessado.
Crie sua persona
A persona é a representação de um personagem semifictício a partir de pesquisas que vão ajudar na criação de conteúdos relevantes. É uma das etapas fundamentais em uma estratégia, pois ajuda a compreender o cliente agro e otimizar os resultados.
No nicho do agronegócio as pessoas podem ser: proprietários rurais, revendedores agrícolas, agrônomos, veterinários e entre outros profissionais agropecuários.
Mapeie a jornada de compra
Persona definida, é hora de mapear a jornada de compra do cliente agro. Descubra como chegou até a sua empresa e como adquiriu o produto ou serviço.
Também é importante definir os marcos de mudanças nas etapas do funil. Por isso faça as seguintes análises:
- Quando o lead descobre que o produto ou serviço pode resolver um problema?
- O que é preciso para garantir que ele chegue nesta etapa?
Adote medidas para atrair clientes potenciais
Uma das formas de atrair as pessoas para a sua empresa é chamar a atenção para os produtos e serviços da sua empresa, por isso foque em campanhas de marketing agro, conteúdos relevantes, e-mail marketing e programas de fidelização.
Defina etapas no processo de vendas
Depois do mapeamento da jornada de compra e o que causa as mudanças de etapas do funil e entre outros questionamentos.
Analise os resultados
Uma das formas de analisar os resultados é avaliar a eficiência do funil e se as estratégias estão dando certo. Existem várias ferramentas que fornecem relatórios mais detalhados sobre as campanhas de vendas.
Conclusão
Enfim, o funil de vendas representa todas as etapas que o cliente agro passa, desde o primeiro contato até a concretização da venda. Ou seja, na prática é um modelo estratégico que conduz o cliente desde o conhecimento do produto ou serviço até o fechamento do negócio.
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