Todos nós sabemos que no agro o relacionamento é a primissa mais importante!
Com a alta competitividade de insumos no mercado ser relevante, quer para a revenda quer para o produtor é bem desafiador.
Por isso planejar uma régua/rotina de planejamento é essencial para manter a cadeia de venda e o cliente engajado com a marca/produto.
Assim, para planejar uma régua de relacionamento envolve algumas etapas importantes:
✅Defina os objetivos:
Antes de começar a planejar, é importante definir os objetivos da régua de relacionamento. Isso pode incluir coisas como aumentar a satisfação do cliente, melhorar a retenção de clientes ou aumentar as vendas.
✅Identifique os seus clientes-alvo:
Depois de definir os objetivos, é importante identificar quem são os clientes-alvo para a régua de relacionamento. Isso pode incluir informações como demografia, comportamento de compra e preferências de comunicação.
✅Estabeleça a estratégia:
Com base nos objetivos e no público-alvo, é importante estabelecer a estratégia para a régua de relacionamento. Isso pode incluir coisas como o uso de diferentes canais de comunicação, a criação de conteúdo personalizado e a implementação de programas de fidelidade.
✅Defina as métricas de sucesso:
É importante estabelecer métricas claras para medir o sucesso da régua de relacionamento. Isso pode incluir coisas como aumento da satisfação do cliente, retenção de clientes e vendas.
Implemente e acompanhe: Depois de planejar a régua de relacionamento, é importante implementá-la e acompanhá-la de perto. Isso inclui coletar e analisar dados, fazer ajustes conforme necessário e comunicar os resultados à equipe.
✅Use o digital para automatizar partes do processo:
A produção de conteúdo relevante para todos os envolvidos na venda e compra é extremamente importante para linhar discursos e garantir a compreenção da eficácia do insumo que está sendo vendido.
Tendo grandes oportunidades de automatizar processos como, abordagens de vendas durante o ciclo de cultivo, dar dicas de produção e gestão na fazenda, facilitar a comunicação e medir a satisfação do cliente em ações pós venda.
Tenha em mente que essa é uma estratégia de longo prazo, é preciso muita atenção e dedicação para manter essa relação com o cliente e alcançar os objetivos previstos.