Quem não gosta de atalhos, jeitinho brasileiro e assim por diante? Porém para se obter resultados consistentes e constantes precisa construir estratégias sólidas.
São 4 pilares importantes:
- Objetivo
- Planejamento
- Métricas
- Plano de Ação
1 – Objetivo
Tudo começa com um objetivo. O que você quer melhorar?
- Mais pessoas saberem que seu agronegócio existe?
- Mais pessoas confiarem no seu agronegócio por gerar mais relacionamento?
- Vender para as pessoas que já conhecem você ou seu produto?
Depois de escolher um deles vamos planejar:
2 – Planejamento
Aqui você define qual é o seu público e cria um passo a passo de cada etapa que o cliente faz por cada canal digital.
- Onde ele vai nos ver?
- Depois ele vai por qual caminho?
- Quando um vendedor aborda?
- O que determina se ele é um contato curioso ou realmente é um potencial cliente?
- Quais canais ele está?
- Quais pontos somos melhores e como destacar isso para ele na jornada?
Esses são alguns exemplos que direcionam as ações de comunicação e marketing.
3 – Métricas
Se você não usar uma régua antes de furar, cortar ou desenhar você poderá desperdiçar tempo e dinheiro. Com marketing digital não é diferente.
Assim se pergunte:
- Quais são os indicadores mais relevantes para meus objetivos?
- Como estamos hoje?
- Qual foi o nosso histórico de ações que melhorou ou piorou esses indicadores?
- O que pode ser feito para monitorar esses indicadores?
- Como vamos validar esses resultados?
- Qual é a meta numérica que vai nos dizer que alcançamos nosso objetivo?
4 – Plano de ação
Nessa etapa você se concentra em dividir sua meta em tarefas. É importante delegar um responsável por cada tarefa e checar diária, semanal, quinzenal ou mensalmente.
Assim você conseguirá ter um plano de ação para conseguir executar cada tarefa e seu andamento.
O plano de ação tem prazo, começo, meio e fim. Assim é importante as ações serem coordenadas e monitoradas.
Mesmo que algo não vá como esperado, o que vai acontecer, fica rápida a mudança de rota.
Conclusão!
Com esses 4 passos, você conseguirá ter uma estrutura de crescimento de marketing digital consistente.
Espero que tenha gostado e que esse conteúdo seja útil pra seu agronegócio. Não se esqueça de aplicar e em qualquer dificuldade conte comigo!