A nova lei do SAC regulamenta o atendimento omnichannel, com regras para otimizar o suporte ao consumidor.
Em outubro de 2022, entrou em vigor a nova lei do SAC, aprovada pelo decreto nº 11.034. A legislação determina regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, em especial sobre os canais integrados, conhecidos como omnichannel.
A partir de agora, a lei abrange todos os canais que estejam relacionados ao SAC e que, de alguma maneira, trate sobre informações, dúvidas, reclamações ou mesmo contestação, suspensão ou cancelamento de produtos e serviços contratados.
1. Multicanal
O parágrafo 1º do Artigo 4º estipula que as empresas devem ter, obrigatoriamente, mais de um canal de suporte para o consumidor. Assim, além do telefone, por exemplo, a organização deve disponibilizar opções como site ou aplicativo digital.
2. Atendimento 24 horas
Graças a amplitude dos canais digitais, as empresas devem indicar um canal de atendimento para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, para nunca deixar o consumidor sem suporte.
A nova lei do SAC prevê, ainda, a obrigatoriedade do atendimento humano, em período de, no mínimo, oito horas por dia. Assim, fica garantida a possibilidade de falar com um atendente em algum momento.
Assim é possível instaurar um chatbot no WhatsApp de pré atendimento afim de cumprir essa lei.
Na foto mostra uma rotina simples de um bot que contruímos que atende essa necessidade.
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