Venda é ciência, ainda mais no agronegócio! Você concorda com isso!?
Na LEADCULTURA o Inbound Marketing do agro, nos mostra que precisamos:
🌱 Plantar = Atrair produtores
🫗Regar = Alimentar o interesse e confiança
🍒 Colher = Vender
Dentro das vendas existem alguns indicadores digitais que vão te dar uma receita previsível. Assim em formato de funil você precisa entender o seguinte:
🔸 Quantas pessoas viram
🔸 Quantas pessoas interagiram
🔸 Quantas pessoas se tornaram leads (contatos)
🔸 Quantos leads se tornaram oportunidades (quiseram comprar ou são potenciais clientes)
🔸 Quantas oportunidades viraram orçamentos
🔸 Quantos orçamentos viraram vendas
Métricas de anúncios:
🔸CPL = Custo por Lead
🔸CPM = Custo a cada 1000 pessoas atingidas
🔸CPC = Custo por clique
🔸CAC = Custo de aquisição de clientes
🔸ROAS = Retorno sobre investimento de anúncios
🔸ROI = Retorno sobre investimento
🔸Custo por Nº de mensagens
Esses são os indicadores primários para uma análise estratégica dentro de canais digitais.
Mas podemos digitalizar outros processos e conseguir uma alta performance por analisar indicadores secundários.
🔸 % de diminuição de jornada de compra
🔸 Taxa de cliques
🔸 Taxa de abertura
🔸 Taxa de conversão
🔸 Taxa de retenção
Essas são as principais métricas secundárias.
Como acelerar o processo de compra?
Como aumenta o número de oportunidades?
Quais as falhas dentro do funil?
Como reduzir o custo de oportunidades?
Como melhorar a qualidade das oportunidades
São perguntas importantes que devem ser feitas ao criar estratégias focadas em vendas.
Um abraço!
Ben Martin | Agência CHA Social Marketing – Agronegócios