Veja neste artigo tudo que você precisa saber sobre leads no agro e como captá-lo. Acompanhe!
Quando se fala em agromarketing digital, gerar leads é muito importante. Afinal os leads no agro são potenciais clientes que demonstraram interesse no seu produto ou serviço e querem conhecer mais sobre o seu agronegócio, e por isso deixar uma forma de contato em troca de uma “recompensa” oferecida pela empresa.
A partir desse contato, a empresa do agro pode iniciar o relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que a compra seja finalizada.
Índice do conteúdo:
Qual a diferença entre prospects,contatos, visitantes e leads no agro?
Para você compreender melhor o que é leads no agro, precisa primeiro conhecer outros temos que vêm antes de leads:
1. Visitantes
Os visitantes são pessoas que chegam no site ou em qualquer outro canal de mídia, é o primeiro contato e a sua marca ainda é desconhecida. Entre esses visitantes pode ter pessoas que estão em busca de informações, concorrentes e até mesmo potenciais clientes. Então vamos supor que apenas uma parcela desses visitantes podem se tornar leads no agro.
2. Prospects
Os prospects já são um público mais qualificado, que passaram por uma equipe de marketing e cumprem os critérios de perfil de cliente ideal para a empresa. Se essa prospecção funcionar eles se tornarão clientes.
3. Contatos
São pessoas que estão ao alcance da empresa, ela possui alguma forma de contato.
Funil de vendas e como conquistar leads no agro
O funil de vendas pode ser dividido em:
Topo de funil, que são todas as pessoas que entram em contato com a marca, neste caso estamos falando dos visitantes. No entanto, para que eles cheguem até ao site da empresa, devem ter uma estratégia de atração.
Esses visitantes devem ser filtrados, para que fiquem somente aqueles que realmente têm interesse na marca, então é fundamental adotar uma estratégia de geração de leads, que vão capturar o contato dessas pessoas, em troca de um “benefício”.
Então se essa pessoa se cadastrar e autorizar o contato, significa que ela tem um interesse maior, então essas pessoas deixam de ser visitantes e viram leads. A partir daí o agronegócio pode enviar conteúdos para suprir as dúvidas e estreitar o relacionamento com eles, que é denominado nutrição de leads.
E agora como saber se esses leads estão prontos para receber o contato do pessoal de venda? É a partir desta fase que é feita a qualificação de leads no agro para transferir os leads mais qualificados para a equipe de vendas, esses são os prospects ou SQLs – Leads qualificados para venda.
Os leads qualificados pelo marketing – MQL é o visitante que percorre toda a jornada de compra e reconhece que tem um problema que a sua empresa pode resolver, isso porque ele é o tipo de lead que se engaja com os conteúdos e materiais. Enfim, ele tem o perfil ideal e o interesse para comprar.
O leads qualificados pela venda – SQL significa que o lead foi abordado pela equipe comercial através de uma venda consultiva. Ele já se decidiu pelo produto ou serviço e deseja seguir a negociação.
Ao chegar no fundo do funil, esses leads já estão alinhados ao perfil do cliente. A equipe de venda irá propor a solução da empresa e se a venda acontecer, os leads se tornam clientes.
O funil termina aqui, mas o trabalho só continua, pois agora a empresa deve encantar os clientes para que eles se tornem defensores ou até mesmo promotores da marca, trazendo novos potenciais clientes.
O que é geração de leads no agro?
Consiste em converter pessoas que conheceram a marca em potenciais clientes. Para isso é fundamental implementar estratégias de captação do contato, como o uso de iscas digitais que despertem o interesse.
Essas iscas podem ser uma demonstração, ebooks ou até mesmo a participação em um webinar, se a pessoa se interessar, ela pode deixar o contato através de um formulário. A partir disso, a empresa entende que esse visitante quer estreitar o relacionamento e ela já pode tratar como lead e a partir deste momento ela passará a receber conteúdos de nutrição pela equipe de marketing.
Quais os erros ao gerar leads no Agro?
Seu Agronegócio precisa de leads qualificados para fechar novos negócios, certo? Mas muitos empresários do setor e até agências de marketing agro cometem esses erros ao gerar leads. (Obs: lead é um potencial cliente)
Comprar lista de e-mails e seguidores
Por incrível que pareça ainda tem empresas que fazem isso e acabam sendo invasivas e inconvenientes. É uma péssima prática.
Criar uma lista segmentada de e-mails.
Existem ferramentas que você consegue filtrar como CNAE, segmento de atuação, cargo. Com isso se pode fazer coldmails, filtrar por abertura e por fim fazer ligações.
Esse processo está dentro da LGPD mas lembre-se esses emails tem que ser personalizados, interessantes para audiência e com o máximo de segmentação possível, assim você não será considerado como spam por algoritmos e pelo próprio usuário.
Gerar baixo volume de leads no agro
Segundo pesquisas, a média da taxa de leads que respondem ao contato do time comercial é de apenas 13%. Por tanto, se sua empresa gera pouco leads, essa taxa tende a diminuir ainda mais.
Também é importante não enviar ofertas o tempo todo. É comum que as empresas achem que a partir do momento que esses visitantes se tornam leads devem inundá-la com ofertar. Entenda que é durante a nutrição de leads que o cliente será conquistado pela empresa.
Geral volume de leads em várias etapas da jornada de compra
Esse método pode ajudar você a baratear o custo por lead, e assim aumentar sua base. O mais comum é fazer anúncios para o fundo do funil, ou seja, anúncios diretos de venda.
Porém o Lead pode ser 3x mais barato quando ele está no meio do funil, ou seja, ele tem interesse no que você vende, mas ainda não está no momento de comprar, ele quer aprender mais ou entender se é realmente relevante pra ele.
Nessa fase é melhor usar ebooks, newsletters, palestras ou outras maneiras de ele conhecer melhor você e o que você sabe sobre o dia a dia do seu lead. Sendo assim priorize no início a quantidade de leads gerados, para depois entender as melhores fontes de leads qualificados.
Não qualificar os leads no agro
Aqui o mais importante é qualidade e não quantidade. leads qualificados poupam tempo do time comercial e isso é fundamental.
Falta de processos e ferramentas
Vão ter processos bem definidos nem ferramentas que auxiliem o time comercial, dificulta a geração de leads e faz tudo virar um caos.
Bons processos e boas ferramentas
Antes de sair contratando ferramentas você precisa desenhar o processo de uso, se não nada adianta, seria como comprar um trator com implementos e nem saber o que vai plantar ainda. Então, desenhe os processos e contrate as ferramentas que se encaixam no processo.
Como fazer a Gestão de Leads no agro?
Fazer a gestão de leds é essencial para obter bons resultados no seu agronegócio, por isso disponibilize conteúdos que faça com que o lead passe por todas as etapas do funil. O gerenciamento deve acontecer com o seguinte passo a passo:
Atrair e adquirir leads
Nesta etapa utilize conteúdos relevantes e de qualidade para atrair e conquistar pessoas para o seu agronegócio.
Qualificação dos leads no agro
A coleta de dados são usando como base para o lead scoring, que é utilizado para qualificar os potenciais clientes e compreender qual a melhor gestão dos leads
Nutrição dos leads no agro
Para os clientes interessados no seu produto ou serviço, nutrir esses leads vai aumentar as chances de fechar um negócio.
Quando o lead se torna um cliente, inicia-se a fase de encantamento, que irá ajudar os próximos negócios. E por fim deve-se mensurar os resultados e analisar as métricas para se certificar da eficiência dos processos.
Enfim, se você gostou dessas dicas eu gravei um workshop onde ensino essas estratégias, que inclusive faço em meus clientes.