Confira onde os RTVs buscam informações sobre o mercado do agro.
No mercado agrícola, as vendas podem estar relacionadas quanto aos insumos, produtos de saúde animal, equipamentos agrícolas. Um RTV é responsável por essas vendas e passa boa parte realizando visitas técnicas, prestando consultorias agronômicas e negociando pedidos.
Além disso, a função de um representante inclui: encontrar potenciais clientes, elaborar relatórios, avaliar as necessidades do produtor, recomendar produtos e serviços que agreguem valor, auxiliar o produtor na melhora da produtividade, acompanhar as safras e pesquisar tendências do mercado agrícola para expandir o conhecimento.
Com a evolução constante do agronegócio, o RTV precisa se atualizar sobre as inovações do mercado. Uma pesquisa realizada pela Seedz que tinha como objetivo entender a visão de mercado, vontades e necessidades dos profissionais que atuam no dia a dia na venda de insumos agrícolas, máquinas e implementos agrícolas relatou quanto a busca de conhecimento desses profissionais, 45% buscam informação em grupos de whatsapp, 43% em portais e 43% em redes sociais
Veja neste artigo sobre a importância de alinhar RTVs com a equipe de marketing em empresas do agro e quais as principais tendências de relacionamento com o cliente. Acompanhe!
Índice de conteúdo
Qual a importância de alinhar os RTVs com a equipe de marketing?
As vendas consultivas são feitas através de consultas, onde o vendedor identifica as necessidades e dores do cliente e oferece produtos e serviços que se adequem a essas necessidades.
Os representantes exercem o papel de consultores, pois precisam entender o que o cliente quer no momento, indicando o melhor produto para as suas necessidades.
A chave do sucesso das vendas consultivas, está no conhecimento do RTV sobre o produto e serviço oferecido pela empresa. Quanto mais informações o vendedor tiver sobre o cliente, maiores as chances de fechar um negócio Por isso é importante que a equipe de vendas esteja alinhada com a equipe de marketing .
Aliás esse é um trabalho de mão dupla, onde o marketing oferece o suporte de vendas e os RTVs oferecem os dados sobre os clientes de uma determinada região para assim atrair mais pessoas com as mesmas dores.
Quais as vantagens das vendas consultivas para empresas do Agro?
As vendas consultivas oferecem inúmeras vantagens para as empresas do agro, como:
Maior otimização de tempo e recursos para os RTVs
Um dos gargalos de muitas empresas do ramo é o custo com viagens, pois as propriedades rurais costumam ficar em lugares afastados e em cada venda que não é fechada há gastos com gasolina, hospedagem e alimentação.
Já para empresas que adotam a venda consultiva, a chance de ter uma viagem perdida é menor, e se for feito um bom trabalho, as chances de recompra são maiores.
Clientes mais satisfeitos com o atendimento dos RTVs
Com a técnica de venda consultiva, ao resolver uma dor do seu cliente, ele terá uma outra visão da sua empresa, o que ele poderá considerar na hora de contratar o serviço novamente.
Quais as tendências de relacionamento com o cliente para 2023 com os RTVs?
Enfim, como demonstrado na pesquisa, quase metade dos entrevistados buscam conhecimento on-line, o que demonstra as principais tendências de relacionamento para 2023. Os RTVs e CTVs precisam de fontes confiáveis de informações. Eles precisam ser um especialista no mercado do agro e ter interesse de sempre buscar conhecimento extra da área.
Por isso se torna cada vez mais importante que as agroindústrias produzam conteúdos relevantes. Já as revendas precisam organizar conteúdos para que possam treinar os vendedores e ter qualidade para reter os produtores em suas carteiras.
Veja abaixo quais as ferramentas utilizadas que proporcionam esse conhecimento:
Bots de WhatsApp com API Oficial.
O WhatsApp é um aplicativo que permite troca de mensagens, áudios, vídeos e fotos entre usuários e podem ser instalados em smartphones que tenham acesso a internet. Além disso, também proporciona a troca de conhecimento.
De acordo com a ABMRA, cerca de 90% dos produtores rurais já utilizam o aplicativo para se comunicar. As empresas utilizam o aplicativo para troca de informações e experiências. Além disso, com a autorização do usuário, você pode incluir os clientes em grupos exclusivos e informar sobre cotações, previsão do tempo e demais informações do setor agropecuário.
Prático e dinâmico, o WhatsApp reúne várias funcionalidades e favorece a vida de muitos usuários, no entanto para otimizar o tempo muitos usuários utilizam a automação do WhatsApp para te ajuda a prospectar clientes e potencializar as vendas. Entre as principais vantagens do uso da automação estão:
- Mensagens em massa com apenas alguns cliques
- Mensagens de boas-vindas e de ausência
- Botão de WhatsApp integrado ao site
- Feedbacks facilitados
Produção de conteúdo para blog para RTVs
A produção de conteúdo é uma estratégia importante de marketing para quem quer ser uma autoridade no segmento, e no mercado agro não é diferente. Já imaginou a sua marca ser uma fonte de consulta para o público do setor e assim se tornar uma referência? Então, pense em como esse fato pode aumentar as suas vendas. Então, se você está pensando em produzir conteúdo para blog é necessário:
- Planejar a estratégia, afinal a produção de conteúdo precisa fazer parte do planejamento, por isso defina o que você quer atingir, para gerar leads, conversões e entre outros.
- Entenda quem é o seu público-alvo, ou seja, com quem sua marca falará nos conteúdos, assim é possível ter uma comunicação mais personalizada.
- Crie títulos atrativos, pois ele é a primeira coisa que o leitor verá do seu conteúdo. Cabe salientar que ele não deve ter promessas falsas, pois pode causar uma impressão ruim para a pessoa que está lendo o seu conteúdo. Além disso, ele deve ser claro, objetivo e interessante.
- Invista em diferentes formatos, afinal cada rede social tem um formato diferente, como blog posts, posts para redes sociais, newsletter, etc. Diversifique os formatos dos conteúdos para o seu público, para mantê-lo interessado.
- Analise a concorrência, afinal é importante que a empresa se diferencie dos concorrentes, veja quais os pontos relevantes que a concorrência não aborda e aprofunde mais nesses assuntos.
Uso de redes sociais com conteúdo técnico
As redes sociais são muito importantes não só para divulgar conteúdo, como também para captar novos clientes. Eles são utilizados para aproximar o público e é um bom canal para interação, mas cabe salientar que é fundamental responder comentários, esclarecer dúvidas e se mostrar presentes nos canais.
Sendo assim, é possível compartilhar conteúdos informativos, atrativos, e também divulgação dos produtos e soluções agrícolas.
Enfim, se você precisa de uma estratégia de comunicação para estar presente nesses canais me chama no privado para bater esse papo. Só clicar aqui