Você deve ta pensando!🤔 Lá vem mais um guru!
Não, não existe fórmula mágica, não tem reels milagroso, stories até não acaba mais e etc. O que existe é um método de plantar, regar e colher.
Bora então arregaçar as mangas e vamos ao método!
1 – Público!
Qual o perfil do seu público. E não me venha dizer que você vende pra todo mundo heheheh.
- Qual a cultura, quais as dúvidas, medos?
- O que ele quer saber?
- O que ele quer ver, como e onde?
- Onde ele produz?
- Qual o padrão de comportamento?
- O que ele quer e quando ele quer?
Essas são algumas perguntas importantes que você precisa mapear por meio de pesquisa, padrão e observação.
Tendo esses dados você já consegue direcionar qualquer conteúdo (publicação) com certa efetividade.
Mas lembre-se é mais sobre o que ele quer (cliente) do que a empresa quer.
2 – Objetivo
Se você não sabe pra onde você está indo, qualquer destino serve.
Pensando nisso defina seu objetivo:
- Vender
- Mais pessoas vendo
- Mais pessoas Interagindo
Com base no objetivo e no público conseguimos construir o próximo item:
3 – Linha Editorial
Aqui você precisa criar uma jornada com o cliente. Pois ele pode estar nos momentos:
- Nunca ouviu falar de você
- Já conhece você mas nunca comprou
- Quer comprar
- Já conhece e já comprou
Então com base nisso equilibre os posts entre:
- Chamar atenção e ser conhecido
- Falar sobre diferenciais e demonstrar capacidade técnica
- Mostrar o produto
- Manter um relacionamento gerando conversas
Cada um desses itens vai atrair, envolver e vender para cada tipo de público em cada momento da jornada.
Se focar em apenas um vai espantar os outros e você não vai conseguir extrair resultados constantes e consistentes.
4 – Fotos autoriais
As imagens têm que ter o dia a dia do seu negócio, as pessoas então cansadas de ver a mesma foto do senhor de camisa xadrez vermelha com boné.
Então tenha um banco de fotos próprias para ilustrar cada conteúdo. Faça testes de vários modelos de design, até encontrar o caminho certo para seu público.
Mais importante de tudo não continue fazendo igual se não está dando certo!
5 – Distribuição
O tio Zuckito do Facebook ganha dinheiro quando você paga pra garantir que as pessoas vejam o que você posta.
Assim se não impulsionar as publicações ninguém, ou menos as mesmas pessoas (famílias, amigos, clientes e funcionários) vão ver os posts e isso não vai dar resultado né!
Assim tenha uma verba de investimento para patrocinar em regiões estratégicas e fazer esse esforço de produzir conteúdo chegue para as pessoas.
Pense assim: Fazer panfletos e não pagar pro menino distribuir é igual a fazer posta e não pagar para aparece para as pessoas.
Mas você pode pagar para influenciadores da região também, isso funciona e pode ser uma alternativa.
Conclusão!
Com esses 5 passos, você conseguirá ter uma rede social sólida e de constante crescimento.
Mas se você acha que isso da muito trabalho, e precisa de ajuda, me mande um Whats que posso ajudar você!