Vou te contar um segredo: Seus vendedores/RTVs demoram muito para responder um produtor.
Essa é a realidade do agronegócio. Entre viagens e outros afazeres um rtv vai acabar perdendo o timing de venda por causa do tempo de primeiro atendimento do lead. E isso está deixando dinheiro na mesa.
É importante saber que, de acordo com a InsideSales, “50% dos compradores escolhem o fornecedor que responde primeiro”. O relatório cita dados, que descobriu que “as chances de o lead entrar no processo de vendas ou se qualificar são 21 vezes maiores quando contatado é abordado nos primeiro cinco minutos.”
Isso mesmo responder em até 5 minutos!
Mas como conseguir essa façanha?! A resposta em uma palavra: AUTOMAÇÃO
Na imagem, desenhei uma automação com WhatsApp api que uso em meus clientes:
Existem 2 entradas: Vinda de anúncios de redes sociais para o WhatsApp e pessoas que entram em contato diretamente pelo WhatsApp.
Então assim que a pessoa fala alguma coisa já identificamos e salvamos automaticamente nome e telefone, mandamos uma mensagem de boas-vindas e fazemos até 3 perguntas base para identificar a necessidade ou se o contato é qualificado.
Caso esteja fora de horário de atendimento, mandamos alguma mensagem falando o horário que retornamos e podemos dar uma agenda ou um material enquanto aguarda atendimento.
Caso esteja dentro do horário encaminha para um atendimento interno dentro de uma fila de atendimento.
Após a operação salvamos as informações da conversa no CRM e numa central de dados para marketing.
Incluímos uma estratégia conversacional para conseguir engajar a pessoa na conversa.
Os dados pós implementação mostram que aumentam de 20% a 30% o número de orçamentos e um aumento de 5% a 10% na venda.
Dessa maneira você conseguirá ser mais relevante no mercado, com uma comunicação mais assertiva e potencializar as vendas.