Veja como integrar marketing e vendas no agronegócio!
Você já parou para pensar no que faz com que um agronegócio tenha um bom volume de vendas com consumidores cada vez mais exigentes e seletivos? A falta de integração entre a equipe de marketing e de vendas no agronegócio pode ser um verdadeiro atraso para quem deseja aumentar as vendas.
Sabemos que são muitos desafios na hora desses dois setores se comunicarem, mas existe sim a solução para melhor integrar esses setores e potencializar os resultados no seu Agronegócio.
A integração entre os dois times em prol do aumento da produtividade e da conquista de novos clientes envolve 4 pilares importantes: processos, CRM, automação de marketing e de vendas.
Esse alinhamento também é importante para empresas que buscam por presença no ambiente digital, lugar onde o consumidor se posiciona de forma ativa em busca de informações, indicações e conteúdos sobre empresas, produtos e serviços.
Veja neste artigo como integrar o marketing e vendas no agronegócio, utilizando 4 pilares, como vender e realizar abordagem no agro. Acompanhe!
Índice do conteúdo:
Prepare o solo com o marketing
O Agro Marketing tem a finalidade de auxiliar as empresas a atingirem seus objetivos, como se fosse o preparo do solo.
É um trabalho que demanda várias competências e afeta todos os setores da sua empresa, por exemplo, o que adianta a empresa investir em campanhas se o RTVs não tem preparo? Enfim, o marketing é muito mais que uma estratégia de divulgação, ela contribui para desenvolver uma imagem positiva em relação à empresa.
Quais as funções do marketing sob as vendas no agronegócio?
O marketing digital agro exerce várias funções em uma empresa:
Conhecimento de mercado
É o setor de marketing que realiza pesquisas de mercado, para que a empresa conheça o perfil dos clientes e entenda o ambiente de negócios da empresa na qual ela pretende atingir.Além disso, é ele que define a forma que os potenciais clientes serão atendidos e como se dará essa interação.
Para isso, o marketing mune-se de dados e informações identificando tendências e comportamentos, elaborando ações para que a empresa alcance as metas do planejamento estratégico.
Captação de leads
O marketing no agronegócio também é responsável por atrair leads para a empresa, ou seja, pessoas que estão interessadas no seu produto ou serviço. Sendo assim é necessário que essa comunicação seja clara e assertiva, para potenciais clientes que ainda não estão prontos para a compra.
Para atrair esses leads agro, o marketing utiliza estratégias como: marketing de conteúdo, SEO, anúncios, entre outros. É a equipe de marketing que realiza todo o trabalho massivo sobre a consciência de marca, de forma que as pessoas se envolvam com a empresa.
Oportunidades de vendas no agronegócio
Após realizar o processo de captação e nutrição de leads, no marketing selecionam os leads que estão mais propensos à compra, para que assim eles sejam repassados para o setor de vendas.
Enfim, o marketing prepara o solo, planta as estratégias e colhe as oportunidades de negócio para que o setor de vendas realize o ”beneficiamento”.
O marketing investe na comunicação, no relacionamento e na confiança, enquanto que as vendas se baseia na persuasão, destacando as vantagens dos produtos e serviços, convencendo os leads de comprarem. Ou seja, a venda requer habilidades que não se encontram no marketing mas que são essenciais para completar o ciclo de vendas, que são:
- Compreensão das necessidades, pois é a partir do contato direto com o cliente que é possível extrair as informações que o marketing não tem acesso.
- Negociação, onde o vendedor chega a um equilíbrio entre o preço e a oferta, o vendedor irá trabalhar a oferta dentro das possibilidades de cada cliente, fazendo propostas e recebendo contrapropostas até que cheguem a um consenso.
- Conversão, momento em que as negociações chegam ao fim e o cliente aceita o valor da empresa para fechar o negócio.
Enfim, as vendas no agronegócio são uma continuação do trabalho do marketing, e o alinhamento dos dois é fundamental para aumentar as oportunidades de venda.
4 Pilares da integração marketing e vendas no agronegócio
1 – Processos
Comece desenhando seu processo comercial. Leve em conta todas as camadas, desde o representante. Ferramenta não faz milagre e ela que deve encaixar no seu processo e não ao contrário.
Chamamos isso de Playbook, um modelo escrito com todo o processo. Incluí também um SLA, um acordo entre marketing e vendas no agronegócio e como será essa comunicação.
2 – CRM
O CRM é o sistema de gestão de vendas. Diferente de um sistema de gestão da empresa ele é focado no processo que antecede o fechamento das vendas.
Você tanto pode ter somente um pequeno time interno ou esse sistema ser usado pelos gerentes. Nele é tratado o funil de vendas, desde a lista de produtores rurais até a venda.
3 – Automação de Marketing
Esse sistema, vai ser uma central de dados dos clientes e potenciais clientes. Ele serve para medir, qualificar e enriquecer leads (oportunidades de negócios).
Com ele você pode criar fluxos de automações, recebendo, tratando e enviando dados das oportunidades. Essa ferramenta é essencial para toda empresa do agronegócio.
4 – Automação de WhatsApp
Esse sistema, vai facilitar a vida do representante e do gerente. Ele serve para atender os contatos e enviar as informações para o software de marketing e para o CRM.
Assim você conseguirá os dados sem depender de pessoas preenchendo formulários.
Como realizar vendas no agronegócio?
Não adianta você ser uma empresa potente, com os melhores maquinários se você não sabe vender os produtos e garante que o valor seja conhecido. Mas como vender no agro? Quais as melhores estratégias e como o marketing pode ajudar nesse processo?
Conheça os seus clientes
Para otimizar as vendas é fundamental conhecer os seus clientes, sejam os que já foram fidelizados ou potenciais clientes. Então ao ter os dados do seus clientes, não se esqueça de adequá-los à LGPD e segmentá-lo conforme:
- Interesses em comum
- Tamanho da propriedade
- Características demográficas como idade, gênero, escolaridade
- Se eles têm acesso à tecnologia
Ao conhecer o perfil do cliente, será mais fácil elaborar as ações e os produtos que atendam as necessidades do cliente.
Crie canais de venda
Para atender os clientes é fundamental ter um cana de comunicação, sejam eles físicos ou virtuais, diretos ou indiretos, devem estar à disposição para atender as demandas do cliente.
Faça a abordagem
Ao chegar ao seu canal de atendimento, seja físico ou virtual, os clientes devem ter uma abordagem receptiva, tanto para os que estão chegando ou já fidelizados. Um dos erros comuns do setor de vendas no agronegócio é relaxar quando se fideliza o cliente.
Compreenda as necessidades do cliente
Durante a abordagem é fundamental entender de forma clara quais as dores e as necessidades do cliente. Também é importante que você tenha conhecimento sobre o produto e serviço que estão disponíveis à venda, para oferecer o que o seu cliente precisa. E mostrar os benefícios, principalmente em relação ao produto e serviço do cliente.
Negocie com o cliente
Esse é o mesmo em que o cliente aponta se o “produto está caro” ou “o do concorrente faz mais por ele”. É nessa etapa que você deve apresentar os prazos e descontos que a empresa pode oferecer para contornar as dificuldades apontadas pelo comprador.
Negociação fechada!
Após a etapa anterior ser bem-sucedida, já é possível fazer perguntas que levem o cliente a encerrar o processo de compra. Se todo o processo ocorre de forma tranquila, ´fechamento pode ser bem-sucedido.
Cuidado com o pós-venda
O processo de negociação não se encerra após o fechamento da venda. Para que o cliente agro seja fiel a sua marca é essencial ter cuidados com o pós venda:
- Como foi a entrega do produto?
- O pagamento foi realizado?
- Há necessidade de troca ou ajuste?
Para isso é necessário ter um setor responsável e que seja cuidadoso com o cliente. Esse acompanhamento pode ser feito por e-mail ou telefone e até mesmo com visitas que também podem ser uma oportunidade de fechar um novo negócio.
Como realizar uma abordagem de vendas no agronegócio?
Como mencionado no tópico anterior, a abordagem é um passo muito importante para o seu negócio e exige da sua equipe de vendas: técnica, comunicação, simpatia e conhecimento sobre os produtos e serviços da sua empresa. É nesse momento que se deve conquistar a atenção do cliente e evitar erros como:
- Chegar atrasado ou apressado
- Justificar erros
- Atender mais de um cliente por vez ou não dar atenção ao cliente
- Apresentação desleixada
Então para ter uma ótima abordagem durante as suas venda, faça os seguintes passos:
- Tenha um Rapport, ou roteiro para o primeiro contato, por isso seja simpático e demonstre o quanto o cliente é importante para você, faça uma apresentação pessoal e também de suas soluções e utilize o mesmo tipo de linguagem dos seus clientes.
- Analise o ambiente, e o estude para buscar informações que você pode utilizar durante a sua apresentação. Outro ponto fundamental é o tom do cliente, observe se ele é uma pessoa mais formal ou informal. Todas essas informações tornam a negociação mais efetiva.
Enfim, a confiança e o bom relacionamento com os clientes são fundamentais para realizar as vendas no agronegócio e por isso ao realizar todo o processo se espera que o cliente se sinta à vontade para relatar as suas dificuldades.
Enfim, com esses passos, você conseguirá ter uma integração completa entre marketing e vendas. Espero que tenha gostado e que esse conteúdo seja útil para a sua empresa no agro. E se você ainda tem dúvidas ou está em busca de um parceiro estratégico para o seu negócio, fale com um de nossos especialistas.