A Agrishow 2023 ocorreu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, tendo ocupado uma área de 530 mil metros quadrados e contado com a presença de mais de 800 marcas expositoras, tanto nacionais quanto internacionais. A feira atraiu mais de 190 mil pessoas e criou cerca de 5 mil empregos temporários.
Nossa primeira impressão
A Agrishow realmente é sensacional, gigantesca, as pessoas estão dispostas a conversas, empresas abertas a relacionamentos, e muita muita gente.
Vimos muitas empresas na Agrishow 2023, trabalhando com códigos QR, simuladores, painéis de LED, locais instagramáveis e ações com influenciadores dentro da feira.
Muitos inovaram nas estratégias de unboundmarketing (união de off e on).
Nós da CHA Social não tínhamos noção de como poderia ser produtivo participar de um evento como esse. A pedido do Paulo Ozaki da Agro Resenha, gravamos um podcast para falar sobre o marketing digital para agronegócio, falamos muito de como ações digitais em eventos presenciais pode ser uma ferramenta poderosa para, envolver, encantar e cadastrar oportunidades na Agrishow.
Além disso falamos sobre a necessidade de profissionais de marketing que conheçam as peculiaridades do agro e ao mesmo tempo que as pessoas de agrárias que assumiram essa posição em uma empresa do agro conheça bem técnicas e estratégias avançadas de marketing.
Inclusive nós da CHA Social junto com o Paulo Ozaki criamos a Formação Leadcultura para treinar pessoas do agro no marketing e pessoas do marketing no agronegócio.
Inclusive encontramos várias pessoas que participaram de nossos eventos e treinamento por lá.
Pontos positivos do marketing de empresas na Agrishow
Códigos QR
Vimos muitas empresas na Agrishow usando códigos QR em suas ações, algumas com aplicações muito interessantes.
Na John Deere por exemplo, vimos os códigos sendo aplicados para resgatar e concorrer a brindes, para vídeos review de equipamentos e para direcionar no site e redes sociais.
Os códigos em alguns stands da Agrishow eram bem visíveis, com chamadas para ações interessantes.
Uso de Influenciadores na estratégia durante a Agrishow 2023
Várias empresas trouxeram influencers para seus stands como embaixadores, o que foi um boom muito interessante, visto que em outros eventos não haviam um uso massivo desse tipo de estratégia.
Na Piccin por exemplo, teve o Paulo Ozaki gravando episódios de podcast em um grande aquário estúdio, trazendo conteúdo voltado ao campo e empresas agro.
Outra estratégia deles foi trazer os Primos Agro nos dias público mais de estudantes e produtores, isso ajudou muito na visibilidade de marca, porque a marca saiu em milhares de fotos. Impressionante 2h e 30 de fila para isso inclusive.
Outras empresas trouxeram outros tipos de influenciadores, como especialistas para auxiliar na produção de conteúdo, ou defender causas como no caso do Agro para elas.
Uso de tecnologia interativa na Agrishow
Outras estratégias que vi muito foram:
- Telas interativas
- Totens digitais
- Painéis de led
- Simuladores
- Óculos de realidade virtual
- Gamificações
Todos esses estimulando a interatividade entre os participantes da feira trazendo experiências imersivas.
Ambientes Instagramáveis
Apesar de encontrar poucos ambientes, eles não foram deixados de lado, desde megalomaníacos como a New Holland com uma máquina praticamente na vertical, também algo mais simples e efetivo como um sofá de feno.
Muitos Backdrops e até algumas máquinas funcionando tornavam tudo instagramável.
Pontos negativos ou de melhoria na Agrishow 2023
Ah finalmente o que todo mundo gosta de ouvir… As críticas né(risos). Antes de mais nada, me surpreendi com o uso de tecnologias e técnicas de unbound, realmente imaginava que seria bem menos.
Vamos as minhas considerações do que achei dos expositores da Agrishow quanto a aplicação de marketing digital no evento.
Percebi que muitos não tinham uma estratégia conectada
Na maioria dos casos o uso dos pontos que eu já citei não tinham uma estratégia muito clara. Vou explicar por quê.
Nos Códigos QR por exemplo, não havia grandes motivos ou incentivos para o escaneamento dos códigos, ainda a maioria levava para uma página catálogo do site ou para uma rede social.
No caso o melhor seria levar para Landing Pages específicas, com mais informações do produto, e nas comunicação visual dos banners ou totens dizer que por ali teria uma condição especial, solicitar o escaneamento, trocar por brindes ou ter um sorteio.
Ao levar para o site, muitos sites não tinham pixel da meta ou google analytics o que dificultaria entender a efetividade dessa ação e a continuação dela no pós evento.
Não vi bots de WhatsApp. Visitei e escaneei muitos códigos mas nenhum deles levou para uma interação via bot de whatsapp que poderia ajudar na captação de leads e na interação com o usuário.
Nas ações com influenciadores, achei os stands muito quietos, senti falta de barulho e energia, não ouvi gritos de guerra de vendedores, a turma mais animada era em um trenzinho onde algumas pessoas estavam bem animadas, mas eram visitantes.
Ações que geram energia ou incentivam uma hashtag nas redes sociais não foram usadas na feira, o que poderia trazer uma energia diferente para o evento.
A própria Agrishow 2023 não gerou muitos locais instagramáveis, apesar de ter uma tecnologia no app do evento, não proporcionou WI-FI e o app trava muito.
Não vi uma organização de palestras ou movimento educacional por parte do evento, ou pelo menos não foi mencionado ou comunicado com eficácia.
Além disso o Marketing do evento foi bem confuso, trazendo emails marketing mesmo pra quem havia comprado os ingressos.
Não vi pessoas focadas em conseguir dados das pessoas, claro que todos os stands queriam vender, mas conseguir dados de maneira digital vi que não era a realidade de muitos stands na Agrishow.
Não tinha leitura de credencial, poucos com dispositivos para captar dados e nos raros stands que tinham o equipamento necessário, vi que não usavam com frequência.
Também nos stands não tinham promoters levando experiências para os visitantes e sim apenas vender, trabalhando muito mais o fundo do funil.
No geral achei que a maioria poderia ter estratégias mais assertivas nesse sentido.
Conclusão da análise de marketing da Agrishow 2023
No geral o tema de marketing off + on, foi muito melhor do que eu esperava, o setor já enxerga as possibilidades e timidamente tem expandido as possibilidades.
As grades do mercado ganham disparadas em ações do tipo, mas ainda com falhas básicas de estratégias contínuas.
As pequenas empresas na Agrishow 2023 não exploraram bem seus espaços com ações simples e eficazes de unbound.
A feira em si foi incrível, pessoas lutando para implantar o digital no evento e muitas ações foram eficazes e me agradaram muito. A todos que trabalharam no marketing estão de parabéns e com certeza a Agrishow 2023 foi um passo a mais para evolução das estratégias de marketing digital nas empresas do agronegócio.
Quer melhorar suas estratégias digitais?
Se você quiser melhorar suas estratégias digitais na sua empresa, podemos agendar uma sessão estratégica GRATUITA!
Acesse o link https://marketingdigital.chasocial.com.br/sessao-estrategica-agro